sábado, 31 de outubro de 2009

Redação de Vestibular


Assunto: : Redação de Vestibular
Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões:

'Amor é fogo que arde
sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer '.


Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação :

'Ah, Camões! Se vivesses hoje em dia,
tomavas uns antipiréticos,
uns quantos analgésicos
e Prozac para a depressão.
Compravas um computador,
consultavas a Internet
e descobririas que essas dores que sentias,
esses calores que te abrasavam,
essas mudanças de humor repentinas,
esses desatinos sem nexo,
não eram feridas de amor,
mas somente falta de sexo !'


A Vestibulanda ganhou nota DEZ, pela originalidade, pela estruturação dos versos, das rimas insinuantes e também, foi a primeira vez que, ao longo e mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era apenas falta de mulher.

PS.> Sejam sempre criativos e diretos quando realizarem uma reda
ção. O professor que corrigir, ficará sempre surpreso pelo inesperado.

2 comentários:

Helania on 11 de outubro de 2010 às 14:04 disse...

Bom dia, colega.

Eu gostaria de saber se esta informãçao acerca da redação é de fonte segura, pois sou profª de Linguagem e Educação da Universidade do Estado da Bahia e desconheço este fato, especificamente quanto a nota atribuída. Recebi por e-mail esta informação de estudante, e vim ao google buscar a(s) fonte (s), entao encontrei no seu site e tbm publicado na UOL. Apesar, de considerar a interpretaçao da discentes como uma possibilidade de leitura, vejo que o termo amor semanticamente foi reduzido qto ao seu significado e campo de relações de sentido como: falta de mulher, de sexo...no caso de Camões. Assim, deveríamos refletir que análises os vestibulandos fariam dos sonetos de Vinícius de Morais, que tem o amor como mote e da carta do apóstolo Paulo aos Coríntios. São questões para pensarmos: a interpretaçao e produçao textual da discente tem criatividade e quanto ao grau de informatividade, intencionalidade, situacionalidade, entre outros fatores. Abraços

Marta Garcia on 11 de outubro de 2010 às 15:19 disse...

Recebi uma pergunta sobre essa publicação. Essa postagem foi indicada por um amigo em maio/2009, que retirou do site da Uol. Achei interessante e publiquei no intuíto de estimular os meus alunos a terem interpretação própria. Quanto a veracidade do fato em vestibular, desconheço.
Abraços

 

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